O número recorde de participantes na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2017 faz lembrar outras competições inchadas espalhadas pelo planeta.

horizontal-p-blog-2

COPA DA FRANÇA – Mais de 4 mil! – São nada menos que 14 fases. Basicamente, os times amadores disputam as 6 primeiras etapas. Equipes de territórios franceses, como Taiti e Nova Caledônia, estão aptas a participar. Fica difícil até para os próprios franceses precisarem quantos clubes participam, pois existem classificatórias regionais independentes. Para se ter uma ideia do gigantismo da competição, após 5 fases, restam “só” 290 clubes.

cfr

Um pedacinho da tabela da gigantesca Copa da França

COPA DA INGLATERRA – 736 clubes – A competição começa com os clubes da quinta divisão para baixo, em etapas preliminares. Times da terceira e da quarta divisões entram na primeira fase. Clubes da Premier League e da Championship (segunda divisão) só ingressam na terceira etapa.

COPA DO MUNDO – 209 seleções – Antes dos 32 finalistas que estarão na Rússia, em 2018, 209 países iniciam as Eliminatórias.

COPA GALESA – 193 clubes – Competição eliminatória do País de Gales. Tem duas fases preliminares.

LIGA EUROPA – 188 clubes – Um dos intuitos da competição é agradar, politicamente, confederações de países que têm pouca chance de disputar a Liga Europa, que é mais seletiva (78 clubes). São 3 fases eliminatórias até o play-off. Aí vem a fase de grupos. Na sequência, com a entrada de 8 times da Liga dos Campeões, são mais 4 fases até a final.

COPA DA IRLANDA DO NORTE – 126 clubes – Já teve 136 edições.

COPA DO IRÃ (HAZFI CUP) – 100 clubes – Diferentemente das copas nacionais inglesas, a competição prevê jogos de ida e volta em cada fase.

COPA DA RÚSSIA – 96 clubes – São 9 fases. A edição atual está nas quartas.

COPA DA ESCÓCIA – 93 clubes – Competição é patrocinada pela famosa casa de apostas William Hill. São duas fases preliminares e mais 7 etapas até a final. Os principais clubes só entram na quarta fase, que antecede as oitavas-de-final.

COPA DA LIGA INGLESA – 92 clubes – Integram o torneio todos os participantes das 4 principais divisões.

COPA DO BRASIL – 91 clubes – A partir de 2017, 11 times entram nas oitavas-de-final. Outras 80 equipes lutam, em 4 fases, por 5 vagas nas oitavas.

COPA DO IMPERADOR DO JAPÃO – 88 clubes – Competição começa com 48 equipes campeãs regionais. Os times da primeir divisão (J-League1) só entram na quarta fase.

COPA DO REI DA ESPANHA – 83 clubes – Participam equipes das 4 principais divisões. Barça, Real Madrid e as outras equipes da elite só entram na quarta fase.

COPA ARGENTINA – 75 clubes – A última edição, vencida pelo River Plate, teve uma primeira fase com 22 times. Na segunda, entraram 53 pré-classificados, incluindo os 30 integrantes da primeira divisão.

Leia também:

CamisetasGozadas.com.br – Tem promoção de lançamento e FRETE GRÁTIS!

broked-bed-modelo-ok-preta

Curta a página Risobol no Facebook: facebook.com/risobol

bg-face