Os campeonatos estaduais vão começar e surge a pergunta: quem poderá tirar o título dos grandes clubes? Em 2017, o Novo Hamburgo surpreendeu o país ao fazer a melhor campanha da 1ª fase do Campeonato Gaúcho e ficar com a taça, superando Grêmio e Inter nos mata-matas. Confira 12 zebras campeãs estaduais neste século.

2004 – CRAC – Após 12 anos, um time do interior voltava a ganhar o Campeonato Goiano. E o CRAC fez isso vindo diretamente da segunda divisão, que havia vencido em 2003. Na semifinal, goleou o então bicampeão Goiás, que havia conquistado 7 dos 8 campeonatos anteriores.

2005 – Ipatinga – O clube mineiro só chegaria a disputar a Série A do Brasileiro em 2008 – subiria da C para a B, apenas em 2006 -, mas, 3 anos antes, derrubou o Cruzeiro no Mineirão lotado e ficou com a taça inédita. O Ipatinga, treinado por Ney Franco, tinha, na zaga, William, que se consagraria na zaga do Corinthians.

2006 – Colo Colo – De forma incontestável, um time do Interior voltava a conquistar o Campeonato Baiano após 4 décadas. O clube de Ilhéus ganhou o primeiro turno eliminando o Bahia na semifinal e derrotando o Vitória, na final, em pleno Barradão. No segundo, novamente o Vitória na decisão. O Colo Colo fez 4 gols em cada uma das duas vitórias e comemorou o título sem necessidade da finalíssima.

2007 – Paranavaí – O destaque do time, treinado por Amauri Knevitz,  era o goleiro Vanderlei, que, depois, brilharia no Coritiba e jogaria no Santos. O fator local foi decisivo naquele Paranaense. Na semifinal, o Paranavaí derrotou o Coxa em casa e segurou o empate fora. Repetiu a receita na decisão, contra o Paraná Clube.

2008 – Itumbiara – Pior campanha entre os semifinalistas, ganhou os 4 jogos do mata-mata. Na semifinal, passou pelo Atlético. Na final, fez 3 a 0 sobre o Goiás em pleno Serra Dourada. A equipe tinha nomes conhecidos, como o goleiro Sérgio (ex-Palmeiras), os meias Wellington Saci e Caíco, além do veterano atacante Basílio. O técnico era PC Gusmão.

2011 – Bahia de Feira – O time de Feira de Santana foi campeão de chave na primeira e na segunda fases. Em ambas, deixou o Bahia em segundo lugar. Na final, empatou em casa com o Vitória mas venceu no Barradão, 2 a 1.

2011 – Independente/PA – Nas primeiras 98 edições do Campeonato Paraense, a taça não saiu de Belém. Desde 1989, Remo e Paysandu se revezavam como campeões. Mas, a edição 99 ficou com o Independente, chamado de “Galo Elétrico” em referência à usina hidrelétrica de Tucuruí, cidade-sede do clube.

2012 – Cametá/PA – No embalo do Independente, o Cametá deixou, outra vez, os torcedores de Remo e Paysandu chupando o dedo. O Interior era campeão pelo segundo ano seguido. O técnico campeão foi o experiente Sinomar Naves, que já havia comandado a dupla Re-Pa.

2014 – Ituano – Treinado por Doriva, o clube da terra em que “tudo é grande” passou à semifinal do Paulistão nos pênaltis. Depois, eliminou o Palmeiras no Pacaembu. Na decisão, novamente os pênaltis ajudaram.

2015 – Operário/PR – O “Fantasma” conquistou seu 1º Campeonato Paranaense tendo eliminado o Paraná nas quartas-de-final e o Coxa na decisão, com duas vitórias, 5 a 0 no placar agregado, 3 a 0 no Couto Pereira. O Operário acabou foi rebaixado no ano seguinte, mas retomou força e conquistou a Série D do Brasileiro em 2017.

2016 – América Mineiro – Não que seja uma zebra o América ganhar o Estadual, afinal, foi campeão 16 vezes. Mas, vindo da Série B do Brasileiro, tinha condições muito menores que Cruzeiro e Galo. Derrotou os 2 no mata-mata.

2017 – Novo Hamburgo – O clube do Vale dos Sinos, na Grande Porto Alegre, jamais havia conquistado o título gaúcho. O último time fora da dupla Gre-Nal a fazer isso havia sido o Caxias, do técnico Tite, em 2000. Treinado por Beto Campos, o “Nóia”, como o clube é chamado por seus torcedores, fez a melhor campanha do início ao fim. Nas semifinais e finais, contra Grêmio e Inter, empatou os 4 jogos e teve mais competência nas penalidades.

Novo Hamburgo ganhou o Gauchão 2017. Imagem: Facebook Oficial Esporte Clube Novo Hamburgo

Novo Hamburgo ganhou o Gauchão 2017. Imagem: Facebook Oficial Esporte Clube Novo Hamburgo

 

Veja também:

 

CamisetasGozadas.com.br

Curta a PÁGINA DE RISOBOL

Inscreva-se no CANAL RISOBOL no YouTube

Inscreva-se no canal Fritura!

E-book de humor, grátis!