Dos 8 clubes brasileiros na Libertadores 2018, sete possuem técnicos que já disputaram a competição. O único estreante será Fábio Carille, do Corinthians.

Dos 7 que já possuem experiência, no torneio, apenas 2 sempre colocaram seus clubes em 1º lugar de suas chaves na fase de grupos: Jair Ventura, hoje no Santos, e Mano Menezes, do Cruzeiro. Mas Jair só disputou uma Libertadores, pelo Botafogo, em 2017. Mano vai para sua terceira.

Em 2007, Mano Menezes comandou o Grêmio, que ficou em 1º lugar do grupo 3, com 10 pontos conquistados: 3 vitórias, 1 empate e duas derrotas. Em Porto Alegre, o Grêmio, de Mano, empatou com o Cúcuta, da Colômbia, e derrotou o também colombiano Tolima, além do Cerro Porteño, do Paraguai. Fora de casa, derrotou o Cerro e perdeu para os 2 colombianos.

Em 2010, Mano dirigiu o Corinthians. O clube fez a melhor campanha da fase: 16 pontos no grupo 1, com 5 vitórias e 1 empate. O Corinthians ganhou os 3 jogos em casa, contra Independiente de Medellín, Cerro Porteño e Racing, do Uruguai. Fora de casa, empatou com o time colombiano e venceu as outras duas partidas.

Em 2018, no Cruzeiro, Mano Menezes terá, pela frente, seu primeiro campeão em uma fase de grupos, e o primeiro argentino nesta etapa, o Racing. O outro time confirmado na chave 5 é a Universidad de Chile. O quarto clube, que virá da Pré-Libertadores, será um destes cinco: Oriente Petrolero, Jorge Wilstermann, Universitario (PER), Universidad Concepción (CHL) ou Vasco.

Nas duas ocasiões, os clubes treinados por Mano Menezes não perderam nenhum jogo em casa. Em 6 partidas, 5 vitórias e 1 empate.

Em 2007, o Grêmio de Mano Menezes foi vice-campeão, perdendo os 2 jogos da final para o Boca. Em 2010, o Corinthians parou nas oitavas, eliminado pelo Flamengo.

MANO MENEZES NA FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES

Grêmio 2007
10 pontos – 1º lugar da chave
3 vitórias, 1 empate, 2 derrotas
Em casa: 2 vitórias e 1 empate
Fora: 1 vitória e 2 derrotas
4 gols marcados, 4 gols sofridos
Adversários: Cúcuta (COL), Tolima (COL) e Cerro Porteño (PAR)

Corinthians 2010
16 pontos – 1º lugar geral
5 vitórias, 1 empate
Em casa: 3 vitórias
Fora: 2 vitórias e 1 empate
9 gols marcados, 3 sofridos
Adversários: Racing (URU), Indep. Medellín (COL) e Cerro Porteño (PAR)

Total
26 pontos em 12 jogos: 72,2%
8 vitórias, 2 empates, 2 derrotas
Em casa: 5 vitórias e 1 empate
Fora: 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas
13 gols marcados, 7 sofridos

 

Veja também:

 

CamisetasGozadas.com.br

Curta a PÁGINA DE RISOBOL

Inscreva-se no CANAL RISOBOL no YouTube

Inscreva-se no canal Fritura!

E-book de humor, grátis!