O Universidad de Concepción, do Chile, adversário do Vasco da Gama na 2ª das 3 fases preliminares da Libertadores 2018, possui o treinador mais jovem da competição. Uma série de atletas do próprio Vasco é mais velha que ele. Francisco Bozán, o comandante do Universidad, completou, em 21 de outubro de 2017, 31 anos de idade.

Mesmo sendo um técnico tão jovem, Bozan já foi jogador profissional. Como volante, esteve nas categorias de base do Colo-Colo, de onde saiu para o Bournemouth, da Inglaterra, onde profissionalizou-se em 2004. A carreira durou 2 anos: retirou-se dos gramados em 2006, após passagens por 3 equipes pequenas do Chile.

Em 2008, antes de completar 22 anos, Bozán já possuía diploma de treinador profissional. Mais tarde, especializou-se na Espanha. Começou treinando times de divisões inferiores do Chile, o Municipal Hijuelas e o Deportes Santa Cruz. Na metade de 2014, aos 27 anos de idade, tornou-se o treinador mais jovem da história da 1ª divisão chilena ao acertar com o Barnechea.

Graduado em Psicologia, Bozán chegou a trabalhar na empresa, como comentarista esportivo da Rádio Agricultura. Desde novembro de 2016, dirige o Universidad Concepción.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

 

Veja ainda:

 

CamisetasGozadas.com.br

Curta a PÁGINA DE RISOBOL

Inscreva-se no CANAL RISOBOL no YouTube

Inscreva-se no canal Fritura!

E-book de humor, grátis!