Pela tabela detalhada da primeira fase da Copa do Brasil 2018, divulgada pela CBF, o Internacional fará sua estreia – jogo único, diante do Boavista, no estado do Rio de Janeiro, com vantagem do empate para o Colorado –, dia 31 de janeiro, quarta-feira, às 19h30min. O estádio ainda não foi definido.

O Inter venceu a maioria das suas 23 estreias de Copa do Brasil até aqui: foram 14 vitórias, 6 empates e 3 derrotas. Confira 5 fatos curiosos sobre esses confrontos.

1) A história da contratação do zagueiro Lúcio, goleado por 7×0 na estreia colorada na Copa do Brasil 1997, diante do Guará/DF, é bem conhecida. Mas outra estreia na competição já rendeu jogador para o clube. Na 3ª e última derrota do Inter em estreias de Copa do Brasil, em 2009, para o União Rondonópolis, Rodrigo Moledo – então chamado de “Rodrigão” – eram um dos 3 zagueiros do time do Mato Grosso naquela partida.

2) Somente a partir de 1995, a Copa do Brasil passou a adotar a regra da eliminação da 2ª partida, nas primeiras fases, se o visitante vencesse por uma certa diferença de gols – isso acabou em 2017. Em 1993, quando a regra ainda não era adotada, o Inter estreou fazendo 6 a 0 sobre o Ji-Paraná. O clube de Rondônia teve de vir a Porto Alegre para tomar, então, nove: foi 9×1 o placar do jogo no Beira-Rio, maior goleada colorada na história do torneio.

3) O sorteio de confrontos na Copa do Brasil só existe desde 2013. Antes, a CBF montava a tabela pensando onde os clubes grandes poderiam gerar mais público. Assim, o Inter foi para o Centro-Oeste do Brasil em 8 estreias, 4 delas no Mato Grosso do Sul, duas vezes diante do Comercial, o único clube contra o qual o Inter estreou duas vezes. A 2ª região mais visitada pelo Inter na 1ª fase da Copa do Brasil foi o Sudeste – contra o Boavista, será a 6ª visita na primeira fase.

CENTRO-OESTE (8) – Pontaporanense/MS, Operário/MT, Guará/DF, Vila Nova/GO, Comercial/MS (2x), SERC/MS e União/MT
SUDESTE (5) – Muniz Freire/ES, América/MG, Villa Nova/MG, Botafogo/SP e Ituano/SP
NORDESTE (4) – CSA/AL, Confiança/SE, Nacional/PB e Fortaleza/CE
NORTE (4) – Ji-Paraná/RO, Rio Branco/AC, Remo/PA e Princesa/AM*
SUL (2) – Criciúma/SC e Paraná/PR
*Mandou seu jogo no Paraná

4) O Inter já estreou em casa na Copa do Brasil. Isso ocorreu em 5 edições. O 1º jogo do clube na história da competição foi no Beira-Rio, um empate sem gols com o CSA, em 1989. O Colorado acabou vencendo em Alagoas e se classificando. O técnico colorado, naquele 1º jogo, era Paulo César Carpegiani, que substituiu Abel Braga.

5) O Colorado venceu as 5 últimas estreias que fez na Copa do Brasil, todas as de 2013 de cá. Lembrando: em 2015 e 2016, estreou nas oitavas. Todas as 5 vitórias foram por, pelo menos, 2 gols de diferença. O único gol que levou nesses jogos foi numa goleada de 6 a 1, sobre o Remo, em Belém, na edição 2014.

 

Veja também:

 

CamisetasGozadas.com.br

Curta a PÁGINA DE RISOBOL

Inscreva-se no CANAL RISOBOL no YouTube

Inscreva-se no canal Fritura!

E-book de humor, grátis!