Nesta segunda-feira, 22 de janeiro, às 20h, Inter e São Paulo se enfrentarão, em Barueri, por uma vaga à final da 49ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

É a 1ª vez que o Internacional disputa a semifinal do torneio desde 2008, há 10 anos, quando empatou com o Rio Branco, de Americana (SP), e acabou eliminado nos pênaltis.

A última semifinal que o Inter venceu foi no ano do título mais recente do Colorado na Copinha, o Tetra, em 1998. Dia 21 de janeiro, no estádio Nicolau Alayon, capital paulista, o Colorado enfrentou o Cruzeiro num jogaço: 3×3 no tempo normal e 2×1 para os gaúchos na prorrogação. Nada menos que 9 gols.

O centroavante Manoel, trazido do Ituano e que acabaria negociado com o futebol holandês, foi o grande destaque daquela partida, há 20 anos. Ele marcou os 3 gols do Inter no tempo normal. Confira a “marcha do placar”:

19/1º – Gol do INTER (1×0) – Manoel
31/1º – Gol do INTER (2×0) – Manoel
45/1º – Gol do Cruzeiro (2×1) – Geovanni (pênalti)
16/2º – Gol do Cruzeiro (2×2) – Marlon
28/2º – Gol do INTER (3×2) – Manoel
30/2º – Gol do Cruzeiro (3×3) – Sandro (falta)
15/1º Prorr. – Gol do INTER (4×3) – Donizete
8/2º Prorr. – Gol do Cruzeiro (4×4)
9/2º Prorr. – Gol do INTER (5×4) – Scott

Geovanni, autor do 1º gol do Cruzeiro, é o mesmo que faria o gol do título da Copa do Brasil, de 2000, para os mineiros, e jogaria no Barcelona. No Inter, um nome que se tornaria conhecidos mundialmente, o zagueiro Lúcio, pentacampeão com a Seleção Brasileira 4 anos mais tarde. Claiton, hoje técnico do São Paulo-RG, era o lateral-direito. Odair, atual treinador do Inter, era o 1º volante.

Confira as escalações de Inter 5×4 Cruzeiro, conforme o arquivo do jornal Correio do Povo.

INTER: João Gabriel; Claiton, Lúcio, Ronaldo e Marcelo Xavier; André Gheller, Odair (Scott), Gustavo e Diogo (Alex); Fábio Pinto (Donizete) e Manoel. Técnico: Guto Ferreira.

CRUZEIRO: Glaysson; Ricardo, Sandro, Renato Sella e Leo; Reginaldo, Marcos Paulo (Dênio), Claysinho e Marlon (Ivan); Joãozinho e Geovanni. Técnico: Alexandre Barroso.

EXPULSÕES: Marcelo (I) e Claysinho (C).

ARBITRAGEM: Marcelo Vicentin Cansian, auxiliado por Manoel de Andrade Filho e Marcos Joel Alves. 

Estádio Nicolau Alayon, palco de Inter x Cruzeiro na semifinal da Copa SP 1998. Imagem: NACSP/Divulgação

Estádio Nicolau Alayon, palco de Inter x Cruzeiro na semifinal da Copa SP 1998. Imagem: NACSP/Divulgação

 

Veja também:

 

CamisetasGozadas.com.br

Curta a PÁGINA DE RISOBOL

Inscreva-se no CANAL RISOBOL no YouTube

E-book de humor, grátis!